'Pai da internet' imagina futuro de comunicação interespécies

Orangotango usa tablet. Imagem: FoxNews

Vint Cerf crê que o futuro deverá trazer seres de distintas espécies interconectados com apoio da internet

Da AFP (Agence France-Presse)


A internet é boa demais para ser restrita apenas aos humanos. Pelo menos é assim que pensa o cientista da computação Vint Cerf, reconhecido como um dos pais da web. Ele imagina um futuro no qual este recurso possa ser estendido aos animais, possibilitando uma forma de comunicação interespécies.

Em uma palestra do TED na Califórnia, segundo o VentureBeat, Cerf afirmou que os estudos nesta área já estão evoluindo, por mais surreal que a ideia possa parecer.

"Todos os seres sencientes podem ser interconectados. Estamos começando a explorar o que significa comunicar com algo que não seja outra pessoa", afirmou durante a conferência.

De fato, estudos neste sentido já começam a surgir. Em 2012, foi fundada a The Interspecies Internet com o apoio do cantor Peter Gabriel. O projeto foi "criado apra explorar, encorajar e facilitar a comunicação entre espécies cognitivas".

"Muito dos fenômenos da internet, como comunicação universal, acesso à informação e redes sociais terão seus semelhantes na Interspecies Internet", descreve Peter Gabriel. Ele aponta que, apesar de ele ser principalmente utilizado para comunicação entre pessoas da mesma espécie, uma ênfase especial deverá ser feita em comunicações entre diferentes espécies, incluindo a humanidade.

Como nota o VentureBeat, esta realidade ainda está bem longe de sair do papel, mas não parece tão maluca assim, uma vez que cientistas já estão próximos de decodificar a linguagem dos golfinhos, enquanto orangutangos já estão utilizando iPads para comunicação (ainda que bastante primitiva) com seus guardadores, como mostra o vídeo abaixo: 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário