Castração é meio para evitar superpopulação de animais abandonados


Existe hoje um sério problema de abandono de animais. “A castração é uma das maneiras de evitar a superpopulação de animais nas ruas e nos abrigos”, destaca o veterinário Tiago da Silva Daniel, como forma de minimizar a superpopulação de animais.

A castração das fêmeas, segundo o veterinário, reduz em 99% às chances delas desenvolverem tumores mamários e elimina as chances de doenças uterinas e ovarianas. Além disso, elimina o cio e reduzir comportamentos sexuais.


Nos machos, antes da puberdade, evita demarcação de territórios, diminui agressividade e o comportamento sexual.

O método cirúrgico tem que ser feito por um veterinário, e de preferência quem tenha experiência. Isso evita que os animais sofram durante o procedimento. “Se ocorrer tudo dentro do esperado, no máximo em dez dias o animal estará 100% recuperado da cirurgia”, informa Daniel.

Métodos contraceptivos hormonais não são a melhor saída

Um método geralmente usado para evitar a procriação indevida é o uso de anticoncepcional hormonal, mas esta alternativa não é recomendada. “É uma saída caso o tutor do animal não possa castrar logo”, avalia Tiago.

Conforme ele, os hormônios podem ocasionar à saúde do animal tumores de mama, infecções do aparelho reprodutor e, prenhas, caso o medicamento não tenha o resultado esperado, aborto, parto distócico e natimortos.

“Além destes métodos, que são uma forma de evitar a superpopulação, a posse responsável e a conscientização da população contribuem muito para a diminuição do número de animais abandonados”, completa o veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário