Palestras sobre libertação animal e outros temas são realizadas em Porto Alegre (RS)

Foto: P.A. e Naor Nemmen





















O Fórum Social Temático 2013 teve como uma de suas principais atividades um ciclo de palestras animalistas.


Por Fernando Schell Pereira - Ag. Anda

Este ano a ONG Princípio Animal foi convidada para trazer ao público o discurso da libertação dos não humanos – a libertação animal -, através de duas palestras além de uma fala especial representando a ONG Chicote Nunca Mais, para denunciar a problemática das carroças em Porto Alegre.

Durante dois dias de muita conversa e discussão, os integrantes da P. A. puderam levar ao público em geral uma melhor percepção daquilo em que acreditam e do que praticam enquanto ativistas.

As palestras foram proferidas de forma a apresentar as principais abordagens da luta animalista, sempre sob as táticas do abolicionismo pragmático. Os principais temas abordados foram: “Animais de rua – sustentabilidade urbana”, “Libertação animal – pelo fim da exploração dos não humanos” e “Incompatibilidade urbana: cavalos de carroça”. Nesta última, a abordagem foi de esclarecimentos sobre a realidade dos cavalos de carroça de Porto Alegre e região metropolitana. Trazendo a experiência da P.A enquando grupo operacional da ONG CHICOTE NUNCA MAIS, e as experiências da presidente Fair Soares, que autorizou a P.A. a representá-la, foi explicada toda a abordagem e o trabalho de campo da CNM nas suas atividades cotidianas com os cavalos.



As palestras aconteceram com a fundamentação de importantes relatos dos ativistas enquanto teóricos e práticos na constituição das diversas frentes da libertação animal. Mostraram-se as diversas lutas através das quais a ONG trabalha em prol da descoisificação dos animais não humanos em nossa sociedade Especista. Ao final das palestras, no segundo dia, foi oferecido um lanche vegano para a audiência, e distribuído material educativo sobre os temas abordados.

E também no dia 28/01, às 14h, foi realizada a palestra da socióloga Eliane Carnanim Lima sobre a mudança cultural no relacionamento dos seres humanos com os animais não humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário